quinta-feira, 9 de julho de 2009

Entenda como quiser

Segundo os doutores da língua, o processo comunicativo se estabelece de forma perfeita apenas quando o receptor da mensagem entende, sem ruídos, o que o emissor tenta transmitir. Segundo o prof. Robson Moura, "para se estudar a funcionalidade do Processo de Comunicação, precisamos usar recursos que dão ênfase à intenção que o emissor quer transmitir para que a mensagem seja compreendida".

Mas será que é assim mesmo que as coisas funcionam? Às vezes, sim! Em processos de comunicação mais formais, como, por exemplo, numa transmissão de informações por um noticiário, ou um livro de estudos.

Em se tratando de arte, as coisas mudam e muito! Eu falo o que eu quiser, como quiser, e você entende como quiser, resumindo é parecido com isso. Neste caso o emissor trata do seu assunto de interesse, muitas vezes sob uma ótica tal, querendo dizer tal coisa, pensando do seu jeito, imaginando suas situações, mas o processo de comunicação perfeitamente se estabelece, não quando o receptor entende exatamente a mensagem, mas quando ele se identifica e, quando ele se identifica, cria para si uma mensagem de valor pessoal, muitas vezes, bem maior do que a original.

Eu poderia falar mais sobre isso, mas não. Entenda como quiser!

2 comentários:

  1. A forma que EU entendo é diferente da forma que a proxima pessoa a ler e comentar neste blog irá entender.. e isso é fato rs.. BOOM o que tbm influência e muito é o estado emocional que a pessoa se encontra.. e eu agora estou MORRENDO de sono viu senhor LUCAS LIMA? hauHAUh mas eu querida derixa claro que: É CLARO QUE EU ENTENDO COMO EU QUERO poxaa rs..

    ResponderExcluir
  2. Por isso, eu repito: quanto mais pessoal, mais universal. ;)

    ResponderExcluir